EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ESPECIAL E POLÍTICAS DE INCLUSÃO

Code: 103-129
175
786
Título

EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ESPECIAL E POLÍTICAS DE INCLUSÃO

ISBN

978-65-89826-76-7

DOI
10.37885/978-65-89826-76-7
Publicado em

31/08/2021

Páginas Capítulos Volume Edição

152

11

1

1

Organizador(a):
  • Flávio Aparecido de Almeida

    Flávio Aparecido de Almeida

Apresentação

O Livro Educação Inclusiva, Especial e Políticas de Inclusão, tem por finalidade promover discussões científicas acerca do tema, através de pesquisadores das diferentes áreas do conhecimento, na tentativa de compreender, analisar e quantificar o processo de inclusão, voltadas para a promoção da Educação Especial e Inclusiva, através das Políticas Públicas de Inclusão no Brasil. Sabemos dos desafios vivenciados pela Educação no que tange a especificidade da temática e as dificuldades encontradas para que se fomente verdadeiramente práticas pedagógicas que inclua de fato o educando. Ao pensarmos a Educação Especial e Inclusiva precisamos salientar as lacunas e a inexistência de políticas para este público em especial, gerando assim, desigualdades e um movimento de exclusão social gritante, histórico e que como consequência limita e sucumbe o direito da pessoa com deficiência, potencializando assim, a inviabilidade das pessoas, que por direito deveriam ter acesso a uma Educação de qualidade pautada na construção de processos de intervenções que fomentem a cidadania, autonomia e o protagonismo. Uma obra atualizada e com reflexões pertinentes ao assunto, você caro leitor, terá acesso a uma diversidade de temas que visam a promoção da pessoa e de Políticas Públicas que de fato atendam as reais demandas da Educação Especial e Inclusiva. Sabemos que tal obra é pertinente ao tempo em que vivemos, no que tange a luta e consolidação dos direitos conquistados até a atualidade. Agradeço imensamente a qualidade técnica dos colaboradores desta obra e o compromisso em discutir uma temática que se faz tão necessária. Acreditamos que o Livro: Educação Inclusiva e Especial e Políticas de Inclusão, possibilitará ao meio acadêmico reflexões relevantes, partindo do princípio de que discutir tal tema, já é uma forma de se promover a inclusão, pois toda mudança ocorre inicialmente no campo das discussões. Desejo a você uma excelente leitura!

Licença

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

11 Capítulos

Capítulo 1

A COMPLEXIDADE DA LINGUAGEM ANALÓGICA EM CIÊNCIAS PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Ferreira, Sandra Mara Soares
Compiani, Maurício
10.37885/210303758
Capítulo 2

A MEDIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DO AUTISTA

Almeida, Flávio Aparecido de
Sousa, Luciano Dias de
10.37885/210705205
Capítulo 3

AS CONTRIBUIÇÕES DAS POLITICAS PÚBLICAS NA CONJUNTURA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Bertolde, Fabricia Zanelato
Ribeiro, Mônica Maria Souza
10.37885/210705228
Capítulo 4

AVANÇOS E DESAFIOS REFERENTES À COMPREENSÃO DO ESPECTRO AUTISTA – UMA REVISÃO HISTÓRICA

Sousa, Igor Leite
Palitot, Katianne Cristina dos Santos
10.37885/210605059
Capítulo 5

EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL POR MEIO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS

Almeida, Flávio Aparecido de
Sousa, Luciano Dias de
10.37885/210705206
Capítulo 6

EDUCAÇÃO FÍSICA E INCLUSÃO: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO

Kersul, Laryssa Boson de Castro
Teixeira, Weuller Aisler Moreira
Kersul, Jéssyca Boson de Castro
Silva, Giuliano Roberto da
10.37885/210705481
Capítulo 7

FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO

JACAUNA, Antonio F.N.
Silva, Flavia Junqueira da
Silva, Lázara Cristina da
10.37885/210604984
Capítulo 8

INCLUSÃO DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NAS ESCOLAS DE ENSINO REGULAR NA VISÃO PARENTAL: UMA REVISÃO NARRATIVA

NOGUEIRA LAHR, Silvana Lopes
FRANCO, Juliana Conceição
COUTO, Crislaine Rangel
FERNANDES, Lidiane Aparecida
DORNELLAS, Liege Coutinho Goulart
RIBEIRO, Simara Regina de Oliveira
10.37885/210705541
Capítulo 9

INCLUSÃO E GINÁSTICA PARA TODOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO GESTOS GRUPO GINÁSTICO DA UFJ

Marques, Lucas Evangelista
Lima, Anna Beatriz Assis
Camargo, Luiza Helena Angarten Ferraz de
Santos, Mariany Silva
Costa, Deivid Leôncio Gomes da
Silva, Aldair da Rocha
Santos, Gustavo Ferreira dos
Freitas, Sarah Felipe Santos e
Gonçalves, Vivianne Oliveira
10.37885/210705503
Capítulo 10

INCLUSÃO, APRENDIZAGEM E SURDEZ: UM ESTADO DO CONHECIMENTO EM CINCO REVISTAS ACADÊMICAS

Nascimento Neto, Pedro Luiz do
Pereira, Tatiane Araújo
Milani, Roselma da Silva Feitosa
Monteiro, Leidilene de Souza
Oliveira, Vanessa da Silva
10.37885/210805648
Capítulo 11

RELATO DE EXPERIÊNCIA: APOIO PSICOPEDAGÓGICO A DISCENTE DO CURSO DE FARMÁCIA DA UNIVERSIDADE EVANGÉLICA DE GOIÁS DURANTE A PANDEMIA

Moscatto, Janaina Andrea
Vasconcelos, Flávia Gonçalves
Monteiro, Leda Silva
Rosseto, Lucimar Pinheiro
Silva, Mirella Andrade
Brito, Ovidia Augusta da Fonseca Almeida
Pereira, Roberto Alves
Moura, Rodrigo Scaliante de
Carvalho Filho, Roldão Oliveira de
Pedrosa, Sheila Mara
10.37885/210605200