EDUCAÇÃO, GÊNERO E SEXUALIDADE: PERSPECTIVA CRÍTICA E DECOLONIAL NO ESPAÇO ESCOLAR E NÃO-ESCOLAR

Code: 122-157
116
374
Título

EDUCAÇÃO, GÊNERO E SEXUALIDADE: PERSPECTIVA CRÍTICA E DECOLONIAL NO ESPAÇO ESCOLAR E NÃO-ESCOLAR

ISBN

978-65-89826-42-2

DOI
10.37885/978-65-89826-42-2
Publicado em

30/06/2021

Páginas Capítulos Volume Edição

174

11

1

1

Organizador(a):
  • J. F. MOURA

    J. F. MOURA

Apresentação

Este livro trata das discussões envolvendo educação, gênero e sexualidade nos espaços educativos, visto que a interseção destas temáticas são produtos de construções históricas, sociais e culturais que necessitam ser discutidas e refletidas, tendo em vista a vastidão de normas e engessamentos que potencializam a naturalização das desigualdades de gênero e do preconceito acerca das dissidências sexuais, seja na formação da criança, do adolescente, do jovem ou do adulto. É uma obra que se constitui a partir de um processo colaborativo entre professores, estudantes e pesquisadores que se dedicam aos estudos e às pesquisas sobre a temática. Resulta, também, de movimentos interinstitucionais e de ações de incentivo à investigação que congregam pesquisadores de diferentes Instituições de Educação Superior públicas e privadas de abrangência nacional. O objetivo é problematizar e socializar conhecimentos e saberes sobre educação, gênero e sexualidade no espaço escolar e não-escolar, tangenciando perspectivas diversas, como a queer e a abordagem decolonial, interpelando a formação de professores, o currículo, o patriarcado e a divisão sexual do trabalho. No capítulo 1, Educação, currículo e desigualdade de gênero: um referencial teórico, de Lilian Rolim Figueiredo, Jádson Rudson Rodrigues Lemos, Mayra Silva dos Santos, Marcos Moreira Lira e Betânia Oliveira Barroso, o objetivo é refletir sobre algumas questões que envolvem o currículo e as desigualdades de gênero na escola. O capítulo 2 de Renato Sampaio de Azambuja e Nadia Geisa Silveira de Souza, que tem como título Apontamentos sobre o corpo e o cuidado de si, apresenta um debate sobre o cuidado gerado pela biomedicina com o corpo e sua relação com as dicussões de gênero e sexualidade. Em seguida, no capítulo 3, Algumas cenas escolares nas construções de gêneros e sexualidades: um relato de experiência, de Katiele Hundertmarck encontra-se uma narrativa de três cenas ocorridas em uma escola que possibilitam a discussão sobre como essa instituição atua na formação dos modelos hegemônicos de gêneros e sexualidades. O capítulo 4, Presença notada, ausência sentida: concepções de docentes homens na educação infantil, de Lívia Machado Oliveira, Jonas Alves da Silva Junior, Jónata Ferreira de Moura e Matheus Fortunato da Silva, analisa como se dá a construção social de docentes homens atuantes na Educação Infantil exercendo masculinidades periféricas, refletindo sobre como os atravessamentos sociais, relacionados à perspectiva dos estudos de gênero, influenciam nesse processo. No capítulo 5, A importância e os desafios da abordagem de estereótipos de gênero com alunos do ensino médio: um referencial teórico, de Geovanna Garcia Guimarães, Silvia Veida Alves Marins, Beatriz Alves de Aguiar e Fernanda Paulini, é possível compreender a forma como os estereótipos e a diversidade de gênero são abordados durante a educação de adolescentes, assim como a influência de mitos sexuais na construção desses conceitos. Em seguida, no capítulo 6, O PNLD e as representações de gênero, raça e classe em livros de história do Ensino Médio, de Inácio Ribeiro Oliveira e de Márcia Alves da Silva, encontra-se uma investigação realizada com livros didáticos de História do Ensino Médio que teve como objetivo identificar como as mulheres aparecem representadas, através da análise dos textos e das imagens dos materiais didáticos. O capítulo 7, Currículo pós-estruturalista e possíveis (des)construções queer: reflexões teóricas sobre gêneros e sexualidades, de John Jamerson da Silva Brito, Jónata Ferreira de Moura e Juliana Ferreira de Sousa, proporciona algumas inferências acerca do currículo pós-estruturalista e da teoria e pedagogia queer como importantes perspectivas que podem contribuir para as desconstruções de discursos (hetero)normativos sobre gêneros e sexualidades. No capítulo 8, Abordagens sobre o ambiente escolar, os papéis de gênero e a transgeneridade: um referencial teórico, de Rayane Silva Leal, Arthur Pinheiro Morbeck, Isabella Monteiro Gomes da Silva e Fernanda Paulini, discute-se modos de pensar e viver os diferentes gêneros e sexualidades, para que o “diferente” deixe de ser visto como “anormal”, apresentando temas como o queer e o contato com o voguing como potentes ferramentas de desconstrução dos padrões heteronormativos. Depois, no capítulo 9, Construindo práticas educativas para equidade de gênero e suas intersecções: formação continuada de professoras, as autoras Lilian Silva de Sales e de Franciane Mendonça de Souza asseveram que os debates sobre gênero e raça precisam atingir, não somente a prática pedagógica de professoras/es, mas também as diferentes naturezas de trabalho pedagógico, como gestão, supervisão e orientação escolar. No capítulo 10, Isolamento social e violência doméstica: apontamentos sobre os reflexos da covid-19 nas questões de gênero, de Vanusa Nascimento Sabino Neves e Fábio Gomes de França, há uma discussão sobre o aumento de casos de violência doméstica e familiar em tempos de pandemia da COVID-19. O capítulo 11, Proposta inicial de marco teórico para o feminismo decolonial indígena na EPT, de Claudionor Renato da Silva, trata do marco teórico Feminismo Decolonial Indígena (FDI) nas discussões sobre o currículo da Educação Profissional e Tecnológica brasileira, nos Institutos Federais, quando da existência do público de mulheres indígenas em seu entorno, para tratar de seu protagonismo de empowerment. Agradecemos aos/às autores/as pelo empenho, disponibilidade e dedicação para o desenvolvimento e conclusão dessa obra. Esperamos também que ela sirva de dispositivo didático-pedagógico para estudantes, professores dos diversos níveis de ensino em seus trabalhos e demais interessados pela temática.

Licença

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11 Capítulos

Capítulo 1

EDUCAÇÃO, CURRÍCULO E DESIGUALDADE DE GÊNERO: UM REFERENCIAL TEÓRICO

Figueiredo, Lilian Rolim
Lemos, Jádson Rudson Rodrigues
Santos, Mayra Silva dos
Lira, Marcos Moreira
Barroso, Betânia Oliveira
10.37885/210304045
Capítulo 2

APONTAMENTOS SOBRE O CORPO E O CUIDADO DE SI

Azambuja, Renato Sampaio de
Souza, Nadia Geisa Silveira de
10.37885/210504576
Capítulo 3

ALGUMAS CENAS ESCOLARES NAS CONSTRUÇÕES DE GÊNEROS E SEXUALIDADES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Hundertmarck, Katiele
10.37885/210504622
Capítulo 4

PRESENÇA NOTADA, AUSÊNCIA SENTIDA: CONCEPÇÕES DE DOCENTES HOMENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Moura, Jónata Ferreira de
Oliveira, Lívia Machado
Silva Junior, Jonas Alves da
Silva, Matheus Fortunato da
10.37885/210504854
Capítulo 5

A IMPORTÂNCIA E OS DESAFIOS DA ABORDAGEM DE ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: UM REFERENCIAL TEÓRICO

Guimarães, Geovanna Garcia
Marins, Silvia Veida Alves
Aguiar, Beatriz Alves
Paulini, Fernanda
10.37885/210504699
Capítulo 6

O PNLD E AS REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO, RAÇA E CLASSE EM LIVROS DE HISTÓRIA DO ENSINO MÉDIO

Oliveira, Inácio Ribeiro
Silva, Márcia Alves da
10.37885/210504826
Capítulo 7

CURRÍCULO PÓS-ESTRUTURALISTA E POSSÍVEIS (DES)CONSTRUÇÕES QUEER: REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE GÊNEROS E SEXUALIDADES

Moura, Jónata Ferreira
Brito, John Jamerson da Silva
Sousa, Juliana Ferreira de
10.37885/210504657
Capítulo 8

ABORDAGENS SOBRE O AMBIENTE ESCOLAR, OS PAPÉIS DE GÊNERO E A TRANSGENERIDADE: UM REFERENCIAL TEÓRICO

Paulini, Fernanda
Leal, Rayane Silva
Morbeck, Arthur Pinheiro
Silva, Isabella Monteiro Gomes
10.37885/210504773
Capítulo 9

CONSTRUINDO PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA EQUIDADE DE GÊNERO E SUAS INTERSECÇÕES: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS/ES

Sales, Lilian Silva de
Souza, Franciane Mendonça
10.37885/210504544
Capítulo 10

ISOLAMENTO SOCIAL E VIOLÊNCIA DOMÉSTICA: APONTAMENTOS SOBRE OS REFLEXOS DA COVID-19 NAS QUESTÕES DE GÊNERO

Neves, Vanusa Nascimento Sabino
França, Fábio Gomes de
10.37885/210504650
Capítulo 11

PROPOSTA INICIAL DE MARCO TEÓRICO SOBRE O FEMINISMO DECOLONIAL INDÍGENA NA EPT

Silva, Claudionor Renato da
10.37885/210504746