DEBATES SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, SABERES, EXPERIÊNCIAS E TENDÊNCIAS - VOLUME 2
DEBATES SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, SABERES, EXPERIÊNCIAS E TENDÊNCIAS - VOLUME 2
978-65-5360-244-1
29/12/2022
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Alcemir Horácio Rosa
Alcemir Horácio Rosa
Daniel Nascimento e Silva
Daniel Nascimento e Silva
A formação de professores tem se constituído em um dos campos científicos mais desafiadores atualmente. O motivo é relativamente fácil de compreender: a preparação da humanidade para um novo estágio civilizatório. O desafio aparece sobre os procedimentos, os caminhos e as estratégias, tanto para a construção do caminho para o futuro quanto para o próprio caminhar. E esse desafio é muito mais exigente para com a realidade brasileira, carente extrema de produção científica sobre como se dá o aprendizado no cérebro e no campo mental do indivíduo e como acessar essa duas instâncias do aprender. A consequência disso é que quase toda a nossa prática da formação de professores se dá com base no puro empirismo, no aprendizado com os erros e acertos, assistemático, ou em reflexões eminentemente filosóficas, no outro extremo. Nossa prática desconhece quase que completamente o método científico e os milagres que ele pode provocar. Esta obra contempla estudos com e sem o método científico. O motivo é simples: as reflexões filosóficas são necessárias; os estudos científicos são fundamentais. Estamos convictos de que aqui estão as bases da formação de professores que nos farão avançar na construção de uma nova etapa civilizatória brasileira.
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