DEBATES SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, SABERES, EXPERIÊNCIAS E TENDÊNCIAS - VOLUME 2

Code: 326-560
52
154
Título

DEBATES SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, SABERES, EXPERIÊNCIAS E TENDÊNCIAS - VOLUME 2

ISBN

978-65-5360-244-1

DOI
10.37885/978-65-5360-244-1
Publicado em

29/12/2022

Páginas Capítulos Volume Edição

164

12

2

1

Organizadores:
  • Alcemir Horácio Rosa

    Alcemir Horácio Rosa

  • Daniel Nascimento e Silva

    Daniel Nascimento e Silva

Apresentação

A formação de professores tem se constituído em um dos campos científicos mais desafiadores atualmente. O motivo é relativamente fácil de compreender: a preparação da humanidade para um novo estágio civilizatório. O desafio aparece sobre os procedimentos, os caminhos e as estratégias, tanto para a construção do caminho para o futuro quanto para o próprio caminhar. E esse desafio é muito mais exigente para com a realidade brasileira, carente extrema de produção científica sobre como se dá o aprendizado no cérebro e no campo mental do indivíduo e como acessar essa duas instâncias do aprender. A consequência disso é que quase toda a nossa prática da formação de professores se dá com base no puro empirismo, no aprendizado com os erros e acertos, assistemático, ou em reflexões eminentemente filosóficas, no outro extremo. Nossa prática desconhece quase que completamente o método científico e os milagres que ele pode provocar. Esta obra contempla estudos com e sem o método científico. O motivo é simples: as reflexões filosóficas são necessárias; os estudos científicos são fundamentais. Estamos convictos de que aqui estão as bases da formação de professores que nos farão avançar na construção de uma nova etapa civilizatória brasileira.

Licença

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

12 Capítulos

Capítulo 1

A ADOÇÃO DE PROJETOS GEOEDUCACIONAIS NO ENSINO REMOTO: AS REDES SOCIAIS ENQUANTO CAMPO DE TRABALHO DOCENTE

Silva, Aldeíze Bonifácio da
Paz, Sheyla Vanessa da Costa
10.37885/221010639
Capítulo 2

A IMPORTÂNCIA DA TUTORIA NO ENSINO REMOTO DE BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE

Brito, Adriana Da Silva
Costa, Paulo Henrique da
Santos, Kennedy Andersson Pereira dos
Luz, Jefferson Romáryo Duarte da
10.37885/221110877
Capítulo 3

A UNIVERSIDADE E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR REFLEXIVO

Resende, Lânica Moreira Borges
10.37885/221110941
Capítulo 4

ACTIVIDADES LABORATORIAIS COM MATERIAIS DO QUOTIDIANO NO ENSINO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA: EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DO ESTÁGIO PROFISSIONAL SUPERVISIONADO COM PROFESSORES DO ENSINO PRIMÁRIO DE MOÇÂMEDES, ANGOLA

Justino, Margareth Azenaid Ebó Pereira João
Agostinho, Fernando Vianeque
10.37885/221211201
Capítulo 5

ATIVIDADE EXPERIMENTAL SOBRE A MICROBIOTA DO AR ADAPTADAPARA O ENSINO DA MICROBIOLOGIA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

Agnelli, Patricia Bolzan
Souza, Clovis Wesley Oliveira de
10.37885/221111108
Capítulo 6

EXERCÍCIO DOCENTE: DESAFIOS METODOLÓGICOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM ENFRENTADOS POR PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

Rosa, Alcemir Horácio
Santos, Francisco Willan Costa dos
Nascimento-e-Silva, Daniel
Barros, Marcus Marcelo Silva
10.37885/221211135
Capítulo 7

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: COMO SE DESENVOLVE A APRENDIZAGEM DOCENTE?

Rosa, Alcemir Horácio
Barros, Marcus Marcelo Silva
Nascimento-e-silva, Daniel
10.37885/221211401
Capítulo 8

FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM REDE: INVENÇÃO DE SI NOS PROCESSOS AUTORAIS DE COGNIÇÃO-SUBJETIVAÇÃO

Chagas, M. F. L.
Pellanda, N. M. C.
10.37885/221110965
Capítulo 9

FORMAÇÃO DOCENTE: RUPTURA NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

Rosa, Alcemir Horácio
Nascimento-e-Silva , Daniel
Barros, Marcus Marcelo Silva
10.37885/221211132
Capítulo 10

MODELO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS NAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Hilu, Luciane
KOWALSKI, Raquel
10.37885/221111005
Capítulo 11

OS DESAFIOS DO TRABALHO DOCENTE NA SOCIEDADE CAPITALISTA: EM BUSCA POR AUTONOMIA

LEONARDO
SARAIVA
EMERICK
SILVA
CRUZ
10.37885/221111023
Capítulo 12

PERCEPÇÕES SOBRE O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DA CARTOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Pimenta, Keityane Da Costa
Sampaio, Antônio Carlos Freire
Nunes, Elivonete Pereira de Sousa
10.37885/221110757