EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: PESQUISA, APLICAÇÃO E NOVAS TENDÊNCIAS

Code: 230-342
Downloads
103
Views
751
Compartilhe
Título

EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: PESQUISA, APLICAÇÃO E NOVAS TENDÊNCIAS

ISBN

978-65-5360-077-5

DOI
  • DOI
  • 10.37885/978-65-5360-077-5
    Publicado em

    31/03/2022

    PáginasCapítulosVolumeEdição

    318

    22

    1

    1

    Organizador(a):
    • Paloma Rodrigues Siebert

      Paloma Rodrigues Siebert

    • Tiago Henrique Rodrigues Siebert

      Tiago Henrique Rodrigues Siebert

    • Luisa Helena Silva de Sousa

      Luisa Helena Silva de Sousa

    • Reginaldo da Silva Sales

      Reginaldo da Silva Sales

    • Vanessa Pires Santos Maduro

      Vanessa Pires Santos Maduro

    Apresentação

    De acordo com o último relatório da Capes sobre a área de Ensino de Ciências e Matemática (2019), a qual está inserida na grande área Multidisciplinar, a área de Ensino é “essencialmente de pesquisa translacional, que transita entre a ciência básica e a aplicação do conhecimento produzido. Desse modo, busca construir pontes entre conhecimentos acadêmicos gerados na pesquisa em educação e ensino para sua aplicação em produtos e processos educativos voltados às demandas da sociedade e às necessidades regionais e nacionais.” E, a alusão ao Ensino “envolve todos os níveis e modalidades do ensino formal do País, da Educação Infantil ao Doutorado, nos diversos campos do conhecimento, bem como as modalidades de ensino não formal, como a divulgação científica e artística em centros e museus de Ciências e de Artes, entre outros.” Seguindo essas orientações da Capes, a presente coletânea reúne pesquisas que vão da Educação Infantil ao pós-doutorado; abordando de forma multidisciplinar e interdisciplinar educação, ensino e os conhecimentos das ciências básica: biologia, física, química e matemática. Incluindo manuscritos gerados a partir de atividades de extensão, ensino e pesquisa; estudos teóricos e aplicações práticas; abordagens de Educação Regular, Educação do Campo e Educação Escolar Indígena. Os capítulos estão agrupados em duas partes principais: i) Ensino de Ciências e Epistemologia; e ii) Ensino de Matemática. Na primeira parte, há trabalhos sobre poluição ambiental, experimentação e Filosofia das Ciências, incluindo-se a questão de gênero, o fazer-se ciências e o seu ensino, um relato de experiência sobre uma trajetória de atuação docente, e o uso de tecnologias digitais nas escolas como os smartphones. Na segunda parte, a etnomatemática é tema recorrente, tal e qual a robótica, a ludicidade, o uso de ferramentas tecnológicas como softwares especializados de matemática a exemplo do GeoGebra; o ensino remoto em tempos de pandemia também está presente, e igualmente, a produção de videoaulas, o ensino de matemática contextualizado, a abordagem sobre uma olimpíada de matemática e as habilidades da BNCC contidas em suas questões; e uma pesquisa sobre o estágio supervisionado num curso de licenciatura em matemática e sua correlação com conceitos específicos da matemática, tais como: Conhecimento Matemático (MK), Conhecimento Pedagógico de Conteúdo (PCK) e Conhecimento Especializado dos Professores de Matemática (MTSK) dentre outros. Com a publicação de EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA nossa intenção é contribuir com a divulgação científica, a fim de dar aos estudante e educadores de todo o país uma modesta colaboração para um fazer-se alfabetização e letramento científico.

    Ler mais...
    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

    22 Capítulos

    Capítulo 2
    Capítulo 4
    Capítulo 5
    Capítulo 6
    Capítulo 8
    Capítulo 9
    Capítulo 11
    Capítulo 12
    Capítulo 14
    Capítulo 15
    Capítulo 16
    Capítulo 18
    Capítulo 19
    Capítulo 20
    Capítulo 21
    Capítulo 22