EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: PESQUISA, APLICAÇÃO E NOVAS TENDÊNCIAS

Code: 230-342
94
324
Título

EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: PESQUISA, APLICAÇÃO E NOVAS TENDÊNCIAS

ISBN

978-65-5360-077-5

DOI
10.37885/978-65-5360-077-5
Publicado em

31/03/2022

Páginas Capítulos Volume Edição

318

22

1

1

Organizadores:
  • Paloma Rodrigues Siebert

    Paloma Rodrigues Siebert

  • Tiago Henrique Rodrigues Siebert

    Tiago Henrique Rodrigues Siebert

  • Luisa Helena Silva de Sousa

    Luisa Helena Silva de Sousa

  • Reginaldo da Silva Sales

    Reginaldo da Silva Sales

  • Vanessa Pires Santos Maduro

    Vanessa Pires Santos Maduro

Apresentação

De acordo com o último relatório da Capes sobre a área de Ensino de Ciências e Matemática (2019), a qual está inserida na grande área Multidisciplinar, a área de Ensino é “essencialmente de pesquisa translacional, que transita entre a ciência básica e a aplicação do conhecimento produzido. Desse modo, busca construir pontes entre conhecimentos acadêmicos gerados na pesquisa em educação e ensino para sua aplicação em produtos e processos educativos voltados às demandas da sociedade e às necessidades regionais e nacionais.” E, a alusão ao Ensino “envolve todos os níveis e modalidades do ensino formal do País, da Educação Infantil ao Doutorado, nos diversos campos do conhecimento, bem como as modalidades de ensino não formal, como a divulgação científica e artística em centros e museus de Ciências e de Artes, entre outros.” Seguindo essas orientações da Capes, a presente coletânea reúne pesquisas que vão da Educação Infantil ao pós-doutorado; abordando de forma multidisciplinar e interdisciplinar educação, ensino e os conhecimentos das ciências básica: biologia, física, química e matemática. Incluindo manuscritos gerados a partir de atividades de extensão, ensino e pesquisa; estudos teóricos e aplicações práticas; abordagens de Educação Regular, Educação do Campo e Educação Escolar Indígena. Os capítulos estão agrupados em duas partes principais: i) Ensino de Ciências e Epistemologia; e ii) Ensino de Matemática. Na primeira parte, há trabalhos sobre poluição ambiental, experimentação e Filosofia das Ciências, incluindo-se a questão de gênero, o fazer-se ciências e o seu ensino, um relato de experiência sobre uma trajetória de atuação docente, e o uso de tecnologias digitais nas escolas como os smartphones. Na segunda parte, a etnomatemática é tema recorrente, tal e qual a robótica, a ludicidade, o uso de ferramentas tecnológicas como softwares especializados de matemática a exemplo do GeoGebra; o ensino remoto em tempos de pandemia também está presente, e igualmente, a produção de videoaulas, o ensino de matemática contextualizado, a abordagem sobre uma olimpíada de matemática e as habilidades da BNCC contidas em suas questões; e uma pesquisa sobre o estágio supervisionado num curso de licenciatura em matemática e sua correlação com conceitos específicos da matemática, tais como: Conhecimento Matemático (MK), Conhecimento Pedagógico de Conteúdo (PCK) e Conhecimento Especializado dos Professores de Matemática (MTSK) dentre outros. Com a publicação de EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA nossa intenção é contribuir com a divulgação científica, a fim de dar aos estudante e educadores de todo o país uma modesta colaboração para um fazer-se alfabetização e letramento científico.

Licença

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

22 Capítulos

Capítulo 1

COMPREENSÃO DOS ALUNOS SOBRE O TEMA “POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA E SUAS CONSEQUÊNCIAS” A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ESPECÍFICA

Silva, Renan Bastos da
Zimmermann, Narjara
10.37885/220107547
Capítulo 2

EXPERIENCIAR PARA APRENDER CIÊNCIAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADA EM UMA ESCOLA RURAL DA FLONA DE CAXIUANÃ, MELGAÇO-PA

Pinheiro, Gleiciane Leal
Miranda, Raimunda do Socorro
Miranda, Everton Jonh
10.37885/220207859
Capítulo 3

THERMAL ANALYSIS AND NUMERICAL SIMULATION FOR NEWTONIAN FLOW AROUND ISOTHERMAL CIRCULAR CYLINDERS IN TANDEM

Santos, Rômulo Damasclin Chaves dos
10.37885/220207917
Capítulo 4

MODELOS MATEMÁTICOS NA BUSCA POR BURACOS NEGROS: A PERSPECTIVA DA APLICAÇÃO DO ALGORITMO CHIRP

Yukari, Letícia Yukari Kozima
Saldanha, Isabella Fernandes
Rachid, Liz Mirra de Carvalho
Torres, Stella Marinho
10.37885/220207935
Capítulo 5

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO ABORDAGEM METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA

OLIVEIRA, Adrielly Aparecida
GONÇALVES, Geovana Inácio
LÔRES, Thaís Prado Siqueira
VAZ, Duelci Aparecido de Freitas
10.37885/220308002
Capítulo 6

NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS DE EXPERIÊNCIAS MATEMÁTICAS NOS PROCESSOS FORMATIVOS DE UMA PROFESSORA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

NEVES, Alessandra Imaculada de Almeida
OLIVEIRA, Rafaela Reis Azevedo de
OLIVEIRA, Sandra Alves de
10.37885/220107399
Capítulo 7

REPRESENTAÇÕES DE MULHERES CIENTISTAS E RELAÇÕES DE GÊNERO NO DESENHO ANIMADO “JOHNNY TEST”

ALMEIDA-SILVA, Y. J.
10.37885/220307970
Capítulo 8

POR UMA TEORIA ETNOMATEMÁTICA QUE BUSQUE A VERDADE UNIVERSAL

CONTARATO, T. S. R.
10.37885/220308064
Capítulo 9

A ROBÓTICA E A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DE VIVÊNCIAS AS NECESSIDADES FORMATIVAS EXPERIENCIADAS EM UM PROJETO DE EXTENSÃO

Souza, Andrew Felipe Silvério de
Peralta, Deise Aparecida
Taveira, Flavio Augusto Leite
10.37885/211206900
Capítulo 10

TELEFONE CELULAR INTELIGENTE, UMA MÍDIA A SER CONSIDERADA PARAESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA

Schmitz, Neuri
Bennemann, Marcio
10.37885/220207959
Capítulo 11

ENTRELACES ENTRE CULTURA E MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA INDÍGENA TEMBÉ DO ALTO RIO GUAMÁ

Pinheiro, Clarissa de Oliveira
Pinho, Anna Carolina Silva
Sousa, Eliana Ruth Silva
10.37885/220207933
Capítulo 12

CONTAR HISTÓRIA E SE ENCANTAR COM A MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES DE AÇÕES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

Castro, Joelma Fátima
Paula, Ercília Maria Angeli Teixeira de
10.37885/220207610
Capítulo 13

COMO A MATEMÁTICA SE DESENVOLVE SEM DEIXAR DE SER EXATA?REFLEXÕES SOBRE A GEOMETRIA EUCLIDIANA E A GEOMETRIA NÃO EUCLIDIANA

CONTARATO, T. S. R.
10.37885/220308065
Capítulo 14

CONHECENDO A MATEMÁTICA LÚDICA EM UM CURSO DE LICENCIATURA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Rosário, Flávia
Nascimento, Elisangela C. M
Santos, Aparecida de Sousa
Rocha, Larissa Cristina
10.37885/220308033
Capítulo 15

JOGOS MATEMÁTICOS E MATERIAIS MANIPULÁVEIS: CONTRIBUIÇÕES SIGNIFICATIVAS NO DESENVOLVIMENTO DOS BLOCOS DE CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II

BEZERRA, D. J.
PUCETTI, S.
MEZA, E. S.
CHAVES, T. N.
10.37885/220308025
Capítulo 16

ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA DOS SÓLIDOS: UMA PROPOSTA COM REALIDADE AUMENTADA

Duarte, Caue
Alves, Rozane da Silveira
10.37885/211207039
Capítulo 17

CONSTRUÇÃO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS PARA DETERMINAR MEDIDAS RESUMO DE DADOS DISTRIBUÍDOS POR CLASSE: USANDO GEOGEBRA

Handaya, Armando
10.37885/220207553
Capítulo 18

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM AULAS DE MATEMÁTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA: CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO 5.º ANO

FERREIRA, Michelle Gonçalves
OLIVEIRA, Sandra Alves de
10.37885/220107489
Capítulo 19

A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ATRAVÉS DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NA FORMA CONCRETA E CONTEXTUALIZADA

Cequalini Filho, José Luiz
Ribeiro, Bruno Thayguara Oliveira
Luna, Miriam Bidú de
10.37885/220207856
Capítulo 20

OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DO MUNICÍPIO DE PORTO ESTRELA: PROVAS DE NÍVEL III E IV – ALGUMAS CONSIDERAÇÕES EM RELAÇÃO AS HABILIDADES DA BNCC

Ferreira, Fernando Geraldo Tiago
Machado, Luciana Bertholdi
Brito, Acelmo de Jesus
Campos, Lucas Valério
10.37885/210906258
Capítulo 21

CONHECIMENTO ESPECIALIZADO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA MOBILIZADO EM UM CONTEXTO DE ENSINO REMOTO EM AULAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Oliveira, Paulo Cesar
Garzón-Guerrero, José Antonio
Zero, Beatriz de Macêdo
Evangelista, Aline Susan
Almagro, Ricardo Campanha
10.37885/220308071
Capítulo 22

REFLEXÕES SOBRE O USO E A PRODUÇÃO DE VÍDEOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Neves, L. X.
Fontes, B. C.
Silva, S. R. P.
10.37885/220207955