EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: PESQUISA, APLICAÇÃO E NOVAS TENDÊNCIAS
EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: PESQUISA, APLICAÇÃO E NOVAS TENDÊNCIAS
978-65-5360-077-5
31/03/2022
318
22
1
1
Paloma Rodrigues Siebert
Paloma Rodrigues Siebert
Tiago Henrique Rodrigues Siebert
Tiago Henrique Rodrigues Siebert
Luisa Helena Silva de Sousa
Luisa Helena Silva de Sousa
Reginaldo da Silva Sales
Reginaldo da Silva Sales
Vanessa Pires Santos Maduro
Vanessa Pires Santos Maduro
De acordo com o último relatório da Capes sobre a área de Ensino de Ciências e Matemática (2019), a qual está inserida na grande área Multidisciplinar, a área de Ensino é “essencialmente de pesquisa translacional, que transita entre a ciência básica e a aplicação do conhecimento produzido. Desse modo, busca construir pontes entre conhecimentos acadêmicos gerados na pesquisa em educação e ensino para sua aplicação em produtos e processos educativos voltados às demandas da sociedade e às necessidades regionais e nacionais.” E, a alusão ao Ensino “envolve todos os níveis e modalidades do ensino formal do País, da Educação Infantil ao Doutorado, nos diversos campos do conhecimento, bem como as modalidades de ensino não formal, como a divulgação científica e artística em centros e museus de Ciências e de Artes, entre outros.” Seguindo essas orientações da Capes, a presente coletânea reúne pesquisas que vão da Educação Infantil ao pós-doutorado; abordando de forma multidisciplinar e interdisciplinar educação, ensino e os conhecimentos das ciências básica: biologia, física, química e matemática. Incluindo manuscritos gerados a partir de atividades de extensão, ensino e pesquisa; estudos teóricos e aplicações práticas; abordagens de Educação Regular, Educação do Campo e Educação Escolar Indígena. Os capítulos estão agrupados em duas partes principais: i) Ensino de Ciências e Epistemologia; e ii) Ensino de Matemática. Na primeira parte, há trabalhos sobre poluição ambiental, experimentação e Filosofia das Ciências, incluindo-se a questão de gênero, o fazer-se ciências e o seu ensino, um relato de experiência sobre uma trajetória de atuação docente, e o uso de tecnologias digitais nas escolas como os smartphones. Na segunda parte, a etnomatemática é tema recorrente, tal e qual a robótica, a ludicidade, o uso de ferramentas tecnológicas como softwares especializados de matemática a exemplo do GeoGebra; o ensino remoto em tempos de pandemia também está presente, e igualmente, a produção de videoaulas, o ensino de matemática contextualizado, a abordagem sobre uma olimpíada de matemática e as habilidades da BNCC contidas em suas questões; e uma pesquisa sobre o estágio supervisionado num curso de licenciatura em matemática e sua correlação com conceitos específicos da matemática, tais como: Conhecimento Matemático (MK), Conhecimento Pedagógico de Conteúdo (PCK) e Conhecimento Especializado dos Professores de Matemática (MTSK) dentre outros. Com a publicação de EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA nossa intenção é contribuir com a divulgação científica, a fim de dar aos estudante e educadores de todo o país uma modesta colaboração para um fazer-se alfabetização e letramento científico.
Ler mais...Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.