CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA VISÃO MULTIDISCIPLINAR

Code: 74-95
101
307
Título

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA VISÃO MULTIDISCIPLINAR

ISBN

978-65-87196-98-5

DOI
10.37885/978-65-87196-98-5
Publicado em

02/05/2021

Páginas Capítulos Volume Edição

226

14

1

1

Organizadores:
  • Ricardo Pereira Sepini

    Ricardo Pereira Sepini

  • Sonia Aparecida Cabral

    Sonia Aparecida Cabral

Apresentação

Esta publicação, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA VISÃO MULTIDISCIPLINAR, contém artigos inéditos em que buscamos contribuir com o campo da formação de professores e pesquisadores da temática Ciência, Tecnologia e Sociedade. Os trabalhos foram avaliados por pesquisadores especialistas da área e buscou-se contribuir para o crescimento quantitativo e qualitativo da área de Ciências da Natureza e suas tecnologias, bem como para a divulgação dos estudos realizados em todo o país. Esclarecemos que os conteúdos e concepções apresentados nos trabalhos são de inteira responsabilidade de seus autores. Desejamos a todos e todas uma excelente leitura.

Licença

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

14 Capítulos

Capítulo 1

ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE PRODUÇÕES ACADÊMICAS DESENVOLVIDAS POR UM GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO CTS

Sepini, Ricardo Pereira
Silva, Everton Joventino da
Maciel, Maria Delourdes
Cabral, Sonia Aparecida
10.37885/210304008
Capítulo 2

REFLEXÕES SOBRE AS ARTICULAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE

Bazilio, Ana Paula
Gomes, Verônica de Souza
10.37885/210303662
Capítulo 3

CURRÍCULO NA ESCOLA E OS DESAFIOS PARA ENSINAR

Aragão, Manoel Soares de
10.37885/201202589
Capítulo 4

AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA E A DEFASAGEM DA APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS

Conceição, Francisco das Chagas
Filho, Pedro Alves Pinto
Ribeiro, Célio Alves
Sousa, Romário Carneiro de
10.37885/210102692
Capítulo 5

COMPETÊNCIAS CIENTÍFICAS E ENFOQUE CTS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO

Cabral, Sonia Aparecida
Maciel, Maria Delourdes
Sepini, Ricardo Pereira
10.37885/210203055
Capítulo 6

A ABORDAGEM DE QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

Silva, Everton Joventino da
Maciel, Maria Delourdes
10.37885/210303670
Capítulo 7

O USO DA CRIATIVIDADE NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA

Ferreira, Jociene Carla Bianchini
Pedrini, Igor Aparecido Dallaqua
Malusá, Silvana
10.37885/210102859
Capítulo 8

SALA DE AULA INVERTIDA: UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA REAÇÕES ORGÂNICAS DE ADIÇÃO NO ENSINO TÉCNICO

Cirino, Marcelo Maia
Vezú, Caroline Oleinik
10.37885/210102841
Capítulo 9

CONTEÚDO, METODOLOGIA E AVALIAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA, NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Fontana, Deise Leandra
Guérios, Ettiène Cordeiro
Almeida, Talita Costa de Oliveira
10.37885/210303572
Capítulo 10

A PERCEPÇÃO DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA

Zanon, Natália Gladcheff
Teixeira, Lucas André
Zancul, Maria Cristina de Senzi
10.37885/210203076
Capítulo 11

APLICATIVO DE CELULAR AVALIE SAÚDE: UM RECURSO TECNOLÓGICO EDUCACIONAL VOLTADO À EDUCAÇÃO FÍSICA NO ÂMBITO ESCOLAR

Souza, Jéssica Suelen Ferreira de
Xavier, Cristine Roberta Piassetta
Terluk, Maria Gorete
Silva, Flávia Heloísa da
10.37885/210102779
Capítulo 12

UM QUESTIONÁRIO PARA AVALIAR A APROPRIAÇÃO DA CULTURA QUÍMICA POR INGRESSANTES EM CURSO SUPERIOR DE QUÍMICA

Porto, Paulo Alves
Lemes, Anielli Fabiula Gavioli
10.37885/210303467
Capítulo 13

MAQUETE DIDÁTICA FUNCIONAL COMO RECURSO PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA SOBRE ELETROMAGNETISMO

Silva, Roberto da
Caldas, Renata Lacerda
Garcia, Vantelfo Nunes
10.37885/210303781
Capítulo 14

PERCEPÇÃO PÚBLICA ACERCA DOS MEDICAMENTOS: VARIÁVEIS ENVOLVIDAS E SUAS IMPLICAÇÕES AO ENSINO DE CIÊNCIAS

Pedrancini, Vanessa Daiana
Carvalho, Washington Luiz Pacheco de
Silva, Eraldo Schunk
10.37885/210303928