AUTISMO: AVANÇOS E DESAFIOS - VOLUME 2

Code: 188-332
159
541
Título

AUTISMO: AVANÇOS E DESAFIOS - VOLUME 2

ISBN

978-65-5360-107-9

DOI
10.37885/978-65-5360-107-9
Publicado em

01/05/2022

Páginas Capítulos Volume Edição

158

11

2

1

Organizador(a):
  • Flávio Aparecido de Almeida

    Flávio Aparecido de Almeida

Apresentação

O livro Autismo: avanços e desafios tem por finalidade discutir de forma científica e criteriosa o Transtorno do Espectro Autista e assim fomentar reflexões acerca do tema referido. Sabemos que muitos pesquisadores se dedicam a estudar este tema e que avanços significativos ocorreram a partir destas pesquisas e métodos de intervenções. Ao falarmos sobre autismo, precisamos atribuir pluralidades, pois existem diferentes níveis, que podem ou não ser associados a demais comorbidades, como a Deficiência Intelectual, Transtorno de Atenção e Hiperatividade e Transtorno Opositivo Desafiador. Sabemos da dificuldades encontradas para a realização de um diagnóstico precoce que muito auxiliará no processo de intervenção e prognóstico da pessoa com TEA. Infelizmente apesar de toda a literatura existente, percebe-se que muitos profissionais ainda não possuem uma formação sólida, acadêmica, atrelada a uma prática eficaz que visa a qualidade de vida da pessoa e não o seu diagnóstico em si. Possuir um diagnóstico possibilita “acessos” a direitos, porém é dever do Estado ofertar terapias que foquem no comportamento da pessoa com autismo e otimize assim a socialização, comunicação e o seu desenvolvimento como um todo. Agradeço imensamente à todos os pesquisadores autores dos capítulos, que com afinco se dedicam a estudar o Transtorno do Espectro Autista e com isso possibilitam a construção de intervenções, compreensões e diálogos sobre um tema tão importante em nossa sociedade contemporânea. Espero que participem do nosso terceiro volume, fazendo com que esta obra se torne referência no meio acadêmico.

Licença

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

11 Capítulos

Capítulo 1

A IMPORTÂNCIA DAS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO DE PESSOAS COM TEA: ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR

Leite, Jhyenyfer
Silva, Paloma
Farias, Marjorie
Matias, Emanoella
10.37885/220408529
Capítulo 2

A REPRESENTAÇÃO DO TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO PELOS MEIOS AUDIOVISUAIS E PLATAFORMAS DE STREAMING

Almohalha, Lucieny
Robin, GR
10.37885/220308147
Capítulo 3

AS (IM)POSSIBILIDADES DO ENSINO REMOTO PARA O ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Barros, Ludmila da Cruz
Uhmann, Silvana Matos
10.37885/211106658
Capítulo 4

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: AS FERRAMENTAS DIGITAIS E O AUTISMO

CRUZ, Breno Suarte
BRITO, George Lauro Ribeiro
10.37885/220308401
Capítulo 5

ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO FRENTE AO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Costa, Natasha Menk da
Vador, Rosana Maria Faria
Gervásio, Stela Márcia Draib
Silva, Andreara de Almeida e
Menêses, Thalita Martins Ferraz
10.37885/220308303
Capítulo 6

AUTISMO, EDUCAÇÃO E AFETIVIDADE: UM DIÁLOGO A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DE LEV VIGOTSKI, HENRI WALLON E JOHN BOWLBY

Santos, Vanessa Nicolau Freitas dos
10.37885/211206920
Capítulo 7

AUTISMO: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DE DOCENTES EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA

Santos, A. L.
10.37885/220408523
Capítulo 8

OS BENEFÍCIOS DA TERAPIA DE INTEGRAÇÃO SENSORIAL NO TRATAMENTO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA

Araujo, Drienny Loureiro Silva
Klauss, Jaisa
10.37885/220207680
Capítulo 9

PESSOA AUTISTA, COM AUTISMO OU TEA? TENHO NOME! O ESTIGMA E O CONTRA ESTIGMA NO TEA

Ramos, Alexandre Soledade
10.37885/220308148
Capítulo 10

SOBRE OS NARCISISMOS E A CONSTITUIÇÃO DE UM CORPO NO AUTISMO

Léo, Maíra Barroso
Couto, Luís Flávio
10.37885/220408606
Capítulo 11

TÉCNICAS DE ESTIMULACIÓN CEREBRAL NO INVASIVA EN NIÑOS CON AUTISMO: UNA REVISIÓN DE LA LITERATURA

Ortiz-Cruz, Elisa E.
Vera-Romero, Anaid J.
García-Juárez, M. Rosario
Ayala-Guerrero, Fructuoso
Bernal-Hernández, Jorge
10.37885/211106571