AUTISMO: AVANÇOS E DESAFIOS

Code: 188-264
172
630
Título

AUTISMO: AVANÇOS E DESAFIOS

ISBN

978-65-5360-008-9

DOI
10.37885/978-65-5360-008-9
Publicado em

31/10/2021

Páginas Capítulos Volume Edição

250

18

1

1

Organizador(a):
  • Flávio Aparecido de Almeida

    Flávio Aparecido de Almeida

Apresentação

O livro Autismo: avanços e desafios tem por finalidade auxiliar, pais, educadores, profissionais da saúde e todos os pesquisadores interessados pelo assunto. Ao abordar este tema, damos visibilidade à inúmeras crianças, jovens e adultos que convivem com o Transtorno do Espectro Autista, lembrando que em sua grande maioria, os mesmos possuem dificuldade significativas em uma ou mais áreas apresentadas, como: socialização, comunicação e comportamento. Sabemos dos desafios ainda enfrentados pelos pais e/ou responsáveis no que tange a um diagnóstico assertivo, efetivo e o mais antecipado possível, pois quanto mais cedo o familiar possuir o diagnóstico, mais cedo deveriam ser aplicadas terapias que almejam/intervém na promoção do bem estar, da qualidade de vida, da autonomia, da comunicação e das atividades de vida diária. Lembrando que dificuldades podem ser vencidas quando existem intervenções transdisciplinar que juntamente com os familiares auxiliará o paciente em duas demandas. Podemos afirmar que precisamos de Políticas Públicas que verdadeiramente atendam as pessoas que convivem com o Transtorno do Espectro Autista e também seus familiares e cuidadores. Infelizmente, não podemos aqui falar de cura, mas podemos sim, fomentar e otimizar a qualidade de vida, o acesso aos seus direitos e principalmente romper com os paradigmas excludentes, discriminatórios e segregadores. A sociedade precisa aprender a respeitar a todos, independentemente de uma patologia ou não. Somos Seres Humanos e uma sociedade democrática de direito produz, fomenta e aplica o direito a subjetividade e também o do cuidado especializado, aqueles que necessitam, lembrando que não é nenhum favor promover acesso, permanência e cuidados terapêuticos por parte das Políticas Públicas e sim um direito. Ao trabalhar com crianças e adolescentes que convivem com o Transtorno do Espectro Autista, vejo muito profissionais com qualificações e prática exitosas, porém ainda precisa ser ampliado o processo de acesso e técnicas terapêuticas para um grande número de profissionais, que muito das vezes até compreendem o Espectro, porém não conseguem intervir de forma eficaz e personalizada na sua prática profissional. É com imenso orgulho que nós pesquisadores ofertamos à vocês este livro contendo diversas pesquisas, relatos e visões. O debate se faz necessário e estamos abertos para tal. Vale a pena, você caro leitor (a), tirar um pouco do seu tempo para junto conosco promover reflexões.

Licença

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

18 Capítulos

Capítulo 1

A COMPLEXIDADE DA LINGUAGEM ANALÓGICA EM CIÊNCIAS PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Ferreira, Sandra Mara Soares
Compiani, Maurício
10.37885/210906271
Capítulo 2

A IMPORTÂNCIA DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL DE CRIANÇAS DIAGNOSTICADAS COM TEA

Costa, Natália Miotto
Santos, Paula Ribeiro dos
Beluco, Adriana Cristina Rocha
10.37885/210705226
Capítulo 3

ALTERAÇÕES E DIFICULDADES ENFRENTADAS PELAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E SEUS FAMILIARES DURANTE A CONJUNTURA PANDÊMICA DO COVID-19

Aragão, José Aderval
Santos, Lílian Leandro se Oliveira
Alves, Nathalia Maria Santos
Oliveira, Ingrid Santos
Silva, Euda Servulo Santos
Santos, Felipe Sanchez Otero
Cruz, Joás Alves da
Aragão, Marina Elizabeth Cavalcanti de Sant’anna
Reis, Francisco Prado
10.37885/210906139
Capítulo 4

AS CONTRIBUIÇÕES DA TERAPIA OCUPACIONAL NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR: UM OLHAR PARA AS CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Pedro, Ketilin Mayra
Silva, Adrielli Lethicia Gordiano da
10.37885/210906239
Capítulo 5

AUTISMO E INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CRENÇAS E AUTOEFICÁCIADA EDUCADORA

Sanini, Cláudia
Bosa, Cleonice Alves
10.37885/210906131
Capítulo 6

CAMINHOS VIRTUAIS E AUTISMO: ACESSO AOS SERVIÇOS DE SAÚDE NA PERSPECTIVA DA ANÁLISE DE REDES SOCIAIS

Rossi, Livia Peluso
Lovisi, Giovanni Marcos
Lima, Lucia Abelha
Mello, Marcia Gomide da Silva
10.37885/210906281
Capítulo 7

CAPACITISMO E COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) - O ALFABETO DA SOPHIA: UM RELATO DE CASO

Ramos, Alexandre Soledade
10.37885/210906013
Capítulo 8

CONVIVENDO COM AUTISMO: RELATO DE EXPERIÊNCIA MATERNA

Almohalha, Lucieny
Polizelli, Marina Corrêa do Prado
10.37885/210705408
Capítulo 9

CRIANÇAS AUTISTAS E OS DESAFIOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA VERDADEIRAMENTE INCLUSIVA

Almeida, Flávio Aparecido de
10.37885/210805613
Capítulo 10

EQUOTERAPIA COMO RECURSO TERAPÊUTICO EM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): REVISÃO INTEGRATIVA

Paixão, Daniele de Souza
Fabiano, Lilian Catarim
Furlan, Jociely Parrilha Mota
10.37885/210905994
Capítulo 11

MEU IRMÃO TEM AUTISMO: COMO VIVENCIAR ESSA CONDIÇÃO

Almohalha, Lucieny
Gonçalves, Fernanda Rodas
10.37885/210705372
Capítulo 12

O DESAFIO DE UMA NOVA ESCOLA: INCLUSIVA E ADEQUADA AOS AUTISTAS

Camargos, MariÂngela Terra Branco
Freitas, Liana Junqueira Sabino de
10.37885/210805672
Capítulo 13

O USO DA CANNABIS SATIVA NO TRATAMENTO DOS SINTOMAS NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Aragão, José Aderval
Gama Filho, João Marlus Costa da
Silva, Alice Caroline Alves da
Santos Araújo, Rafael Santos Araújo
Ferreira, Caio da Silva
Melo, Danilo Menezes de
Santos, João Gabriel de Oliveira
Aragão, Marina Elizabeth Cavalcanti de Sant’anna
Prado Reis, Francisco
10.37885/210906110
Capítulo 14

OS BENEFÍCIOS DA EQUOTERAPIA NO TRATAMENTO DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Ramos, Aline Silva
Domingues, Enelly Silva Lopes
Reis, Gleice Dayana Gomes
10.37885/210906221
Capítulo 15
Capítulo 16

TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS COMO RECURSO TERAPÊUTICO NO TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO

Pelle Perez, Fabrízzio Martin
Silva, Talita Regina da
Bohrer, Kátia Irene
Malysz, Karine Angélica
Castro, Márcia Bairros de
10.37885/210906244
Capítulo 17

TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE CASO

Andrade, Miriam de
Gonzalez, Daniela Pereira
10.37885/210906216
Capítulo 18

TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO: E O DIREITO DE SE VIVER BEM

Almeida, Flávio Aparecido de
10.37885/210805614