LÍNGUA, LITERATURA E CULTURA: SOB A PERSPECTIVA DO DISCURSO

Code: 503-751
45
188
Título

LÍNGUA, LITERATURA E CULTURA: SOB A PERSPECTIVA DO DISCURSO

ISBN

978-65-5360-435-3

DOI
10.37885/978-65-5360-435-3
Publicado em

30/09/2023

Páginas Capítulos Volume Edição

370

20

1

1

Organizadores:
  • Joachin Melo Azevedo Neto

    Azevedo Neto, Joachin Melo

  • Flávio Aparecido de Almeida

    Almeida, Flávio Aparecido de

Apresentação

Pensar as relações entre Língua, Literatura e Cultura no mundo atual e ao longo do tardio processo de modernização da América Latina é um desafio acadêmico que faz parte das urgências do contemporâneo. Entendemos a linguagem, em síntese, enquanto configuração de símbolos e signos verbais, não-verbais, discursivos, visuais e gestuais que buscam atribuir significado para a realidade experienciada pelas mais diversas sociedades. Acerca de uma definição mais plural possível de cultura, pode-se considerar, aqui de forma bastante rápida, evidentemente, enquanto herança ancestral de um povo; dispositivo de padronização dos comportamentos ou até mesmo formas humanas de pensar, sentir e acreditar. Nesse sentido, Linguagem, Literatura e Cultura são produtos da criatividade humana que podem ser melhor investigados a partir de diálogos inter ou multidisciplinares entre áreas como a Antropologia, Geografia Social, História, Pedagogia, Literatura e Linguística. Tal perspectiva proporciona a investigação de conexões, fronteiras e deslocamentos entre mundo social, pensamento e linguagem. Tais considerações apontam para o legado e desafios que a chamada “virada linguística”, a partir de meados do século XX, deixou para as Ciências Humanas. Reflexões sobre Linguagem – e por tangência, Cultura – e Literatura devem levar em conta também os debates sobre ética, cidadania, democracia, Direitos Humanos, educação e a construção de saberes críticos. Refletir sobre os limites da linguagem e da própria literatura é refletir sobre os limites do pensamento e de nossa própria realidade cultural. Assim sendo, convidamos os leitores para atravessar as veredas dessa ampla discussão trilhando os vários caminhos de pesquisa construídos pelos autores.

Licença

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

20 Capítulos

Capítulo 1

A UTOPIA E A DISTOPIA NA LITERATURA: GABRIEL DE FOIGNY E GEORGE ORWELL

Marques, Henrique da Silva
Oliveira, Júlia Silva de
Silva, Eduardo Miguel da
10.37885/230814048
Capítulo 2

HISTÓRIA E LITERATURA DE CORDEL: ENSAIO SOBRE CONCEITOS E POSSIBILIDADES TEMÁTICAS DE INVESTIGAÇÃO

Reges, Géssica Barboza
Azevedo Neto, Joachin Melo.
10.37885/230813972
Capítulo 3

LOS SENTIMIENTOS EN ESCENA: UN ACERCAMIENTO ENTRE DOROTÉIA DE NELSON RODRIGUES Y LA CASA DE BERNARDA ALBA DE FEDERICO GARCÍA LORCA

Silva Filho, J. F.
10.37885/230814169
Capítulo 4

TEMÁTICAS DE LOS ENUNCIADOS SENTENCIOSOS EN PAPÉIS AVULSOS (1882), DE MACHADO DE ASSIS

Teixeira de Faria, Sandra
10.37885/230914269
Capítulo 5

LINGUAGEM AUDIOVISUAL: DOCUMENTÁRIO, REGISTRO FACTUAL OU REALIDADE FICCIONALIZADA?

Hidalgo, João Eduardo
10.37885/230814177
Capítulo 6

O DISCURSO PUBLICITÁRIO E O PRINCÍPIO DIALÓGICO E POLIFÔNICO DO ENUNCIADO

Heredia, Andreia Catarina
Mendes, Mírian Lúcia Brandão
Moreira, Nidia Cristina de Lima
10.37885/230814134
Capítulo 7

AS VOZES DO MEU OUTRO EU: A AUTORIA IRÔNICA-POLÍTICA DE JOSÉ SIMÃO NA FOLHA DE SÃO PAULO

MAIA, M. C. R. A
NEPOMUCENO, A. R.
SILVA, A. K. S.
SILVA, M. P. S.
ALVES, V. M. L.
RAMOS, M. C. G.
10.37885/230513218
Capítulo 8

A VOZ DOS QUILOMBOS NUMA ANÁLISE DISCURSIVA E IDEOLÓGICA: DISCURSOS IDEOLÓGICOS: A VOZ DOS SILENCIADOS

Suzart, Janete Fernandes
10.37885/230814184
Capítulo 9

A SIMBOLOGIA NUMÉRICA COMO METÁFORA EXISTENCIAL: ANÁLISE SEMIÓTICA DO CONTO MOÇAMBICANO “MEIA CULPA, MEIA PRÓPRIA CULPA” DE MIA COUTO

MATOS, Edinaldo Flauzino de
PENHA, Katy Stéfanny de Oliveira Palha
10.37885/230613491
Capítulo 10

A TRADIÇÃO VERSUS MODERNIDADE CONJUNTAS À ARTE PELA ARTE: A SEMIÓTICA DISCURSIVA NO CONTO “A INFINITA FIADEIRA” DE MIA COUTO

Matos, Edinaldo Flauzino de
SILVA, Danielly Lemos da
10.37885/230613398
Capítulo 11

O QUARTO PODER E OS NEGROS PECADOS DA IMPRENSA

Salzedas, Nelyse Apparecida Melro
Brito, Sônia de
10.37885/230814178
Capítulo 12

O ARREPENDIMENTO NÃO COMPENSA O VALOR QUE DEVERIA SER DADO À VIDA

DRUMOND, Maria Eduarda Hilarino
10.37885/230814215
Capítulo 13

OS JOGOS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE PASSAGEM FRANCA DO PIAUÍ

ALVES, Ferreira Diogo
PEREIRA, Fernades Walmir
RIBEIRO, Vitório Felipe
CARVALHO, de Vargas Wenis
ALMEIDA, Aparecido de Almeida
SOUZA, de César Júlio
NETO, Santos dos Bandeira
10.37885/230814001
Capítulo 14

O PAPEL DA ABORDAGEM COMUNICATIVA NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

ARAÚJO, de Ramos Roseana
PEREIRA, Fernandes Walmir
RIBEIRO, Vitório Felipe
CARVALHO, de Vargas Wenis
Almeida, Flávio Aparecido de
Souza, Júlio César de
NETO, Santos dos Bandeira
10.37885/230814002
Capítulo 15

LEITURA POR PRAZER E FORMAÇÃO DE BONS LEITORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Pereira Cabral, Catarina Conceição
10.37885/230513200
Capítulo 16

A PRAGMÁTICA DA LINGUAGEM E O MOVIMENTO DE OCUPAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DO SUDESTE BRASILEIRO

Zotarelli, Mauricio
10.37885/230613487
Capítulo 17

UMA PROPOSTA DE ENSINO DE INGLÊS NAS SALAS DE AULA DO IFSC EM TEMPOS DE GLOBALIZAÇÃO E BILINGUISMO

Martins, José Carlos
10.37885/230813915
Capítulo 18

LETRAMENTO QUEER - UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA ENGAJADA

De Jesus Meireles Teixeira, Arielle
10.37885/230914252
Capítulo 19

OS TEXTOS MULTIMODAIS COMO FERRAMENTAS DIDÁTICA A FAVOR DO ENSINO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA DO PORTUGUÊS BRASILEIRO

SOUZA, Henrique Lobo
FERREIRA, Thayla Arcangela Moraes
COSTA, Maria Sebastiana da Silva
CORREIA, Carlos Alberto
10.37885/230814202
Capítulo 20

COMPROMISO ACADÉMICO Y ELABORACIÓN DEL PROYECTO DE INVESTIGACIÓN

Cárdenas Valverde, Juan Carlos
Aguado Riveros, Uldarico Inocencio
Román Bravo, Mary Ruth
Castillo Laveriano, Antonio Ernesto
Sánchez Carlessi, Héctor Hugo
Cárdenas Valverde, Susan Fabiola
Cárdenas Flores, Jean Edward
Cárdenas Flores, Kimberly Johana
Flores Poma, Irina Giovanna
Patiño Rivera, Alberto Rivelino
10.37885/230914335