EDUCAÇÃO POPULAR, POLÍTICA E SOCIAL: EDUCANDO PARA A LIBERDADE SOBRE A PERSPECTIVA DE PAULO FREIRE

Code: 486-730
17
67
Título

EDUCAÇÃO POPULAR, POLÍTICA E SOCIAL: EDUCANDO PARA A LIBERDADE SOBRE A PERSPECTIVA DE PAULO FREIRE

ISBN

978-65-5360-491-9

DOI
10.37885/978-65-5360-491-9
Publicado em

01/12/2023

Páginas Capítulos Volume Edição

182

8

1

1

Organizador(a):
  • Flávio Aparecido de Almeida

    Almeida, Flávio Aparecido de

Apresentação

Esta obra constituiu-se a partir de um processo colaborativo entre professores, estudantes e pesquisadores que se destacaram e qualificaram as discussões neste espaço formativo. Resulta, também, de movimentos interinstitucionais e de ações de incentivo à pesquisa que congregam pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento e de diferentes Instituições de Educação Superior públicas e privadas de abrangência nacional e internacional. Tem como objetivo integrar ações interinstitucionais nacionais e internacionais com redes de pesquisa que tenham a finalidade de fomentar a formação continuada dos profissionais da educação, por meio da produção e socialização de conhecimentos das diversas áreas do Saberes. Agradecemos aos autores pelo empenho, disponibilidade e dedicação para o desenvolvimento e conclusão dessa obra. Esperamos também que esta obra sirva de instrumento didático-pedagógico para estudantes, professores dos diverso

Licença

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

8 Capítulos

Capítulo 1

A EDUCAÇÃO HUMANISTA EM PAULO FREIRE: APONTAMENTOS PARA UMA ALFABETIZAÇÃO LIBERTADORA

CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves
10.37885/230713860
Capítulo 2

EDUCAÇÃO ESCOLAR COMO EXERCÍCIO DE AUTORIA, SUBJETIVAÇÃO E LIBERDADE: POR UMA PEDAGOGIA DO ESPERANÇAR

CHAGAS, M. F. L.
DEMOLY, K. R. A.
PELLANDA N. M. C.
OLIVEIRA, C. J.
OLIVEIRA, L. R. M.
10.37885/231014606
Capítulo 3

FILOSOFIA DE PAULO FREIRE: UMA ANÁLISE DO CONTEXTO SOCIAL DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Freitas, Elza Vitoriano da Silva
Custódio, Elivaldo Serrão
10.37885/230814009
Capítulo 4

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E AS TDICS

Anjos, Fernanda Viana dos
Pereira, Walmir Fernandes
Ribeiro, Felipe Vitório
Souza, Júlio Cesar de
Aparecido De Almeida, Flávio
10.37885/230814123
Capítulo 5

POR UM DIÁLOGO ENTRE AS CIÊNCIAS HUMANAS, BIOLÓGICAS, MUSICAIS E AS NEUROCIÊNCIAS NO TOCANTE À RELEVÂNCIA DA EDUCAÇÃO MUSICAL PARA A EVOLUÇÃO INFANTIL

Reinaldo da Silva, G
De Farias Costa, C
10.37885/231014818
Capítulo 6

RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA: UM CONTEXTO EM MEIO À REALIDADE RURAL

Santos, Wemerson Mesquita dos
Pereira, Walmir Fernandes
Ribeiro, Vitório Felipe
Souza, Júlio César de
Aparecido De Almeida, Flávio
10.37885/230914452
Capítulo 7

REVISITANDO PAULO FREIRE E RESSIGNIFICANDO A EDUCAÇÃO NACIONAL: CAMINHOS PARA UMA ABORDAGEM EMANCIPATÓRIA

RAMOS NERY, MARIA CLARA
10.37885/230914225
Capítulo 8

TECNOLOGIAS DIGITAIS E O NOVO CENÁRIO EDUCACIONAL: REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DOCENTES NA PANDEMIA DA COVID-19

NOBRE, Adilson dos Reis
ROCHA, Ricael Spirandeli
10.37885/231014892