A INTERDISCIPLINARIDADE E O ENSINO DE CIÊNCIAS: CONCEPÇÕES, FUNDAMENTOS, DIÁLOGOS E PRÁTICAS NA PÓS-GRADUAÇÃO.

Code: 485-729
66
208
Título

A INTERDISCIPLINARIDADE E O ENSINO DE CIÊNCIAS: CONCEPÇÕES, FUNDAMENTOS, DIÁLOGOS E PRÁTICAS NA PÓS-GRADUAÇÃO.

ISBN

978-65-5360-428-5

DOI
10.37885/978-65-5360-428-5
Publicado em

21/09/2023

Páginas Capítulos Volume Edição

196

14

1

1

Organizadores:
  • Clecia Simone Gonçalves Rosa Pacheco

    Pacheco, Clecia Simone Gonçalves Rosa

  • Luciana Nunes Cordeiro

    Cordeiro, Luciana Nunes

  • Ana Patrícia Vargas Borges

    Borges, Ana Patrícia Vargas

  • Gerivaldo Bezerra da Silva

    Silva, Gerivaldo Bezerra da

Apresentação

Falar de interdisciplinaridade não é tarefa fácil. Vivenciá-la, na prática, é ainda mais complexo! Fazenda (2008) pontua que para tratar de interdisciplinaridade na educação não podemos nos ater a uma prática empírica, mas sim, é necessário realizar uma análise detalhada das razões por trás desta prática contextualizada, histórica e culturalmente. Discutir interdisciplinaridade escolar, curricular, pedagógica ou didática exige uma compreensão profunda do conceito de escola, de currículo ou de metodologia. Porém, a historicidade desses conceitos exige potencial e talento para aprofundar o conhecimento que é ou será necessário para quem pratica ou estuda esses conceitos. A interdisciplinaridade escolar não deve ser confundida com a interdisciplinaridade nas ciências. Na interdisciplinaridade escolar a perspectiva é educativa, e a estrutura do conhecimento escolar é diferente da estrutura do conhecimento que constitui a ciência. Na interdisciplinaridade escolar, conceitos, finalidades, habilidades e técnicas são pensadas com vistas a facilitar o processo de aprendizagem, respeitando o conhecimento dos estudantes e sua integração (FAZENDA, 2008). Deste modo, é indispensável invalidar as fronteiras entre disciplinas e as interfaces do conhecimento, tanto teórico como prático. Deste modo, este estudo nasceu de um processo de cooperação entre pesquisadores, professores e alunos, essencialmente graduandos e pós-graduandos, que buscam qualificar as discussões nesta temática. Resulta também de movimentos e ações interinstitucionais de promoção da pesquisa e extensão, reunindo pesquisadores de diversas instituições de ensino superior públicas e privadas, das mais diversas áreas do conhecimento e de abrangência nacional e internacional. O Volume I da obra A Interdisciplinaridade e o Ensino de Ciências: concepções, fundamentos, diálogos e práticas na pós-graduação traz a contribuição de docentes e de discentes do Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), e de pesquisadores de outras Instituições de Ensino Superior em nível nacional e internacional. Tem como objetivo coordenar atividades que valorizem o avanço do conhecimento científico das sociedades atuais e futuras através da produção e socialização da ciência com vistas à promoção do desenvolvimento sustentável. Nos treze capítulos deste volume se discute temas diversos, como: desafios e possibilidades da interdisciplinaridade no ensino de Ciências na Educação Básica; práticas pedagógicas interdisciplinares no ensino de Ciências e as estratégias facilitadoras do saber; interdisciplinaridade e Matemática: um panorama da produção científica; interdisciplinaridade com foco em uma aprendizagem significativa; sala de aula invertida como proposta de intervenção baseada na aprendizagem por obras; interdisciplinaridade e ferramentas tecnológicas integradoras como instrumento educacional no contexto atual; metodologias para o ensino de Química na Educação de Jovens e Adultos; interdisciplinaridade, evolução conceitual e os desafios das práticas pedagógicas; a Educação Ambiental como ferramenta transformadora do cotidiano da escola pública; a Estatística como leitura de mundo para o ensino das Ciências; práticas, conceitos e reflexões da tecnologia 5G e seu impacto na sociedade de risco; a interdisciplinaridade no ensino de Ciências como necessidade para a construção de aprendizagens significativas; e, enseñando análisis y diseño de algoritmos durante el coronavirus (Covid-19). Reiteramos felicitações a todos os autores pelo comprometimento, interesse e contribuição no desenvolvimento e produção desta obra. Esperamos que este primeiro volume seja uma ferramenta norteadora e fundamental no desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão para estudantes, professores, pesquisadores e comunidade acadêmica em geral, bem como, para todos os interessados nos temas aqui delineados.

Licença

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

14 Capítulos

Capítulo 1

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA TRANSFORMADORA DO COTIDIANO DA ESCOLA PÚBLICA: APONTANDO NOVOS CAMINHOS METODOLÓGICOS

Araújo, Izabel Pesqueira Ribeiro de
Nunes, Ítala Josiane Nunes dos
Pacheco, C.S.G.R.
10.37885/230814107
Capítulo 2

A IMPORTÂNCIA DA ESTATÍSTICA PARA O ENSINO DAS CIÊNCIAS, COMO LEITURA DE MUNDO

Santos, Jéssika Silveria Melo dos
Borges, Ana Patrícia Vargas
Pacheco, Clecia Simone Gonçalves Rosa
10.37885/230814066
Capítulo 3

DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO

Júnior, Manoel Cândido
10.37885/230713767
Capítulo 4

ENSEÑANDO ANÁLISIS Y DISEÑO DE ALGORITMOS DURANTE EL CORONAVIRUS (COVID-19)

Vilca, Oliver
Apaza, Jorge
Calsina, Wilber
10.37885/230914263
Capítulo 5

INTERDISCIPLINARIDADE COM FOCO EM UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Santos, Jorlene Luiza Dos
10.37885/230713758
Capítulo 6

INTERDISCIPLINARIDADE E FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS INTEGRADORAS COMO INSTRUMENTO EDUCACIONAL NO CONTEXTO ATUAL: UMA REVISÃO NARRATIVA

Pereira, Helder de Lucena
Saraiva, Victor Leoni Cardoso
Silva, Adriano Lima da
10.37885/230813976
Capítulo 7

INTERDISCIPLINARIDADE E MATEMÁTICA: UM PANORAMA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA POR MEIO DE UMA REVISÃO NARRATIVA

Pinheiro, Magnus Kelly de Oliveira
Borges, Ana Patrícia Vargas
10.37885/230713788
Capítulo 8

INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA NECESSIDADE PARA A CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS

Silva, Vycttor Mateus De Melo Alves Da
Oliveira, Aglayson Brito
Pacheco, Clecia Simone Gonçalves Rosa
10.37885/230814182
Capítulo 9

INTERDISCIPLINARIDADE: EVOLUÇÃO CONCEITUAL E DESAFIOS EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Rivera Rivera, Edward
10.37885/230813989
Capítulo 10

METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA REVISÃO LITERÁRIA SISTEMÁTICA

Silva, Adriano Lima da
Diniz, Andréa Regina de Barros
Pereira, Helder de Lucena
Saraiva, Victor Leoni Cardoso
Demício, Mauro Sérgio
10.37885/230813977
Capítulo 11

PRÁTICAS CONCEITOS E REFLEXÕES DA TECNOLOGIA 5G E SEU IMPACTO NA SOCIEDADE DE RISCO

ALVES, R. A. R.
palmeiro, paolo gomes
Menezes, Luana Possamai
da Silva, Daniela
10.37885/230814153
Capítulo 12

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTERDISCIPLINARES NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ESTRATÉGIAS FACILITADORAS DO SABER

Vilanova, Elayne Cristina Ramos
10.37885/230713827
Capítulo 13

SALA DE AULA INVERTIDA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO BASEADA NA APRENDIZAGEM POR OBRAS

Saraiva, Victor Leoni Cardoso
Pereira, Helder de Lucena
Silva, Adriano Lima da
10.37885/230813975
Capítulo 14

TALLERES PEDAGÓGICOS Y PROCESOS DIDÁCTICOS EN MATEMÁTICA BÁSICA

Cárdenas Valverde, Juan Carlos
Cayllahua Yarasca, Ubaldo
Flores Poma, Irina Giovanna
Sánchez Carlessi, Héctor Hugo
Gutiérrez Rodulfo, Enrique Máximo
Aguado Riveros, Uldarico Inocencio
Quispe Cárdenas, Josimar Junior
Cárdenas Flores, Jean Edward
Cárdenas Flores, Kimberly Johana
Campodónico Matías, Patricia Aurora
10.37885/230914332