POLÍTICAS PÚBLICAS E FATORES DE RISCO PARA O CÂNCER CERVICAL: VULNERABILIDADES DE UM GRUPO DE MULHERES TRABALHADORAS.



POLÍTICAS PÚBLICAS E FATORES DE RISCO PARA O CÂNCER CERVICAL: VULNERABILIDADES DE UM GRUPO DE MULHERES TRABALHADORAS.
Brenda Freitas Pontes
Mariana Tavares da Silva
Sthefany Suzana Dantas da Silveira
Belisa Maria Santos da Silva
Mara Dayanne Ramos Alves de Cerqueira
Jane Baptista Quitete

17/11/2020
917-934
66
Introdução: O câncer de colo uterino está relacionado à infecção por subtipos oncogênicos do vírus HPV (Papilomavírus Humano), sendo considerado um problema de saúde pública. Objetivo: Identificar as vulnerabilidades para o câncer de colo do útero de mulheres trabalhadoras participantes do evento Outubro Rosa. Método: Relato de experiência sobre os resultados de ação de cuidado realizada no Centro de Distribuição das lojas RENNER. Ação de saúde vinculada ao projeto de pesquisa autorizado pelo Comitê de Ética do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP), CAAE nº: 93546617.3.0000.5243. Resultados: Identificamos fatores de risco mais prevalentes: uso de contraceptivo oral (55,2%), sexarca precoce <15 anos (20,7%), multiparidade (17,2%), múltiplos parceiros (13,8%), infecção por HPV (10,3%) e tabagismo (6,9%). Observamos um número considerável de mulheres que nunca realizaram o exame Papanicolaou e não realizaram a imunização contra o HPV. Conclusão: Os resultados apontam para uma importante reflexão sobre o cuidado oferecido às mulheres, entendidas não apenas como sujeitos de cuidado no processo de adoecimento, mas protagonistas nas práticas de educação e promoção da saúde.
Ler mais...Câncer do Colo do Útero; Papilomavírus Humano; Saúde Sexual e Reprodutiva; Saúde da Mulher; Promoção da Saúde.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.